IPO do Porto realiza rastreios de pele gratuitos à população

Em 2013, dos 110 rastreios realizados, o IPO-Porto detetou dois casos de melanoma
9 de maio de 2014 - 11h11



808 202 517 é o número verde que vai estar disponível a partir das 09h00 de sexta-feira, dia 9 de maio, para que todos os interessados possam ligar e inscreverem-se no rastreio gratuito de pele que o IPO-Porto vai realizar. Este rastreio acontece no Dia do Euromelanoma, 14 de maio, e mais do que sensibilizar a população para os cuidados a ter com o sol, pretende detetar, ainda em fase precoce, possíveis lesões cutâneas, que poderão estar associados a problemas oncológicos.



O Dia do Euromelanoma é uma campanha pan-europeia, que envolve 29 países, com o objetivo de dar informação a toda a população sobre o cancro de pele, o diagnóstico precoce e o seu tratamento e à qual o IPO-Porto se junta mais uma vez, cumprindo a missão de cuidar e alertar a população da região norte.



Assim, além da campanha de rastreios, a Clínica de Pele, Tecidos Moles e Osso do IPO-Porto vai realizar no Auditório Principal, neste mesmo dia 14 de maio, a partir das 15h00, uma ação de sensibilização primária junto de estudantes do ensino secundário para alertar para os cuidados a ter com a pele e a exposição solar.



Em 2013, dos 110 rastreios realizados no IPO-Porto detetou dois casos de melanoma, quatro lesões suspeitas de melanoma, um carcinoma espinocelular, quatro carcinomas baso celulares e dois síndromes de nevos atípicos a merecer vigilância apertada no Instituto.



Por SAPO Crescer
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários