No dia 31 de março, quinta-feira, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) vai celebrar o Dia Nacional do Dador de Sangue (assinalado a 27 de março), data que, este ano, coincidiu com o domingo de Páscoa).

Haverá ofertas e surpresas para todas as pessoas que nesse dia fizerem uma dádiva de sangue.

A partir das 17h30, haverá uma cerimónia de agradecimento e homenagem a todos os dadores do IPO Lisboa, com entrega de galardões aos dadores mais assíduos e a entrega de quatro medalhas de ouro a quatro dadores, uma distinção que assinala as 60 dádivas.

A encerrar haverá um pequeno espectáculo com apresentação dos Doutores Palhaços, da Operação Nariz Vermelho, e música de Cabo Verde, numa interpretação de Noel Fortes, um doente do IPO que se juntou a amigos que também são músicos e que nos vêm brindar com um momento musical de morna e coladeira.

Estas iniciativas visam sensibilizar a comunidade para a importância da dádiva de sangue e agradecer aos dadores o seu gesto nobre, que é fundamental para assegurar os cuidados prestados aos doentes oncológicos.

"Por ser um centro especializado em oncologia, o consumo de componentes sanguíneos no IPO de Lisboa é muito elevado. O tratamento dos doentes com cancro muitas vezes exige um suporte transfusional intenso que, por exemplo, num doente submetido a transplante de medula pode chegar aos 120 componentes plaquetários e 20 unidades de eritrócitos", explica Dialina Brilhante, diretora do Serviço de Imunohemoterapia.