Uma equipa de investigadores do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, liderada por Mónica Sousa, demonstrou que a proteína KIAA0319, associada à dislexia, pode atuar no desenvolvimento dos neurónios e na regeneração do tecido nervoso. A descoberta foi publicada na revista científica Cerebral Cortex. A relação entre os baixos níveis da proteína KIAA0319 e o aparecimento da dislexia já tinha sido comprovada anteriormente.

Mas a sua função nas células nervosas era, até então, desconhecida. Este estudo demonstrou que baixos níveis desta proteína, «muito importante na regulação do crescimento dos axónios», como sublinha a especialista portuguesa, dado que o prolongamento que interliga os neurónios, estão também relacionados com um aumento da capacidade regenerativa do sistema nervoso.

A equipa de investigadores descobriu que, ao receber um sinal, a proteína KIAA0319 desencadeia vários acontecimentos com impacto no desenvolvimento dos neurónios, como o seu crescimento e orientação. É a presença desta proteína que, dependendo da quantidade, determina o efeito que um sinal tem ao chegar à célula. A informação recolhida permite avançar para a segunda fase do projeto.

Os investigadores pretendem  agora perceber a influência que certas proteínas têm no desenvolvimento dos neurónios, «jovens ou adultos, com o objetivo de abrir novos caminhos para a regeneração do tecido nervoso», como explica a cientista. O passo seguinte será compreender como agem os genes e as proteínas por eles codificadas, descobrindo qual o efeito que cada um dos genes tem nos acontecimentos bioquímicos.

Para Mónica Sousa, «compreender estas redes bioquímicas abre imensas perspetivas de investigação com impacto em inúmeras condições clínicas». «No caso da minha equipa, o objetivo é encontrar ferramentas para reativar e controlar o crescimento de neurónios em casos de lesão severa», afirmou ainda a investigações em declarações à edição impressa da Prevenir.

Descodificador de termos:

- Dislexia

Perturbação que se manifesta pela dificuldade na aprendizagem da leitura, apesar de uma educação convencional e uma adequada inteligência.

- Axónios

Prolongamento dos neurónios que faz a conexão com outros neurónios para estabelecer as redes neuronais.