A ASAE apreendeu 7,5 toneladas de géneros alimentícios estragados em ações de fiscalização a dois armazéns, um situado no Montijo e outro em Loulé.

Foi ainda aberto um processo-crime e apreendido material num valor superior a 27 mil euros. De acordo com o comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica explica que o que motivou estas novas diligências de investigação foi a intoxicação alimentar, ocorrida no início de agosto, no evento Street Food em Portimão.

Após o incidente que levou dezenas de pessoas às urgências do hospital, a ASAE pretendia "apurar a origem e condições de funcionamento dos respetivos fornecedores daqueles géneros alimentícios".

Nos dois armazéns fiscalizados "foram apreendidas 7,5 toneladas de produtos alimentares avariados (na sua maioria kebab)", lê-se no comunicado.

Foi ainda "instaurado um processo-crime e apreendidos outros bens, num valor superior a 27 mil euros". Por falta de requisitos de higiene, a ASAE determinou ainda a suspensão da atividade do armazém do Montijo.

A ASAE garante ainda que vai continuar a efetuar "as diligências consideradas necessárias para o apuramento da situação ocorrida, por forma a salvaguardar a saúde e segurança dos consumidores tendo presente que o consumo deste tipo de produtos é bastante elevado, em especial nesta época do ano, por tratar-se de produtos muito populares nos festivais de verão e festas tradicionais".