Institutos de saúde tropical abrem portas para mostrar investigação

Visitantes podem participar em atividades como a extração do próprio ADN

7 de maio de 2014 - 13h17

Dois institutos lisboetas dedicados à medicina tropical abrem as portas na sexta-feira e no sábado para mostrarem a investigação que fazem e para contarem a história daquele ramo da ciência, anunciaram as duas instituições em comunicado divulgado hoje.

Os dois dias de portas abertas são uma iniciativa conjunta do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e do Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT), que tem como tema “Um dia com a Medicina Tropical” e decorre nas instalações das duas instituições.

No IHMT, da Universidade Nova de Lisboa, os visitantes poderão visitar laboratórios e interagir com os cientistas, assim como participar em atividades como a extração do próprio ADN e a observação das suas células, bem como observação de bactérias, vírus e fungos, parasitas e insetos causadores das doenças tropicais mais importantes.

Poderão ainda participar numa simulação de consulta do viajante e usufruir de uma consulta de promoção da saúde e de conselhos de nutrição.

O IICT, na tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros e que vai ser integrado na Universidade de Lisboa, vai abrir o seu Arquivo Histórico Ultramarino e proporcionar visitas guiadas ao Herbário, permitindo aos cidadãos conhecer as coleções de plantas que ali se encontram preservadas.

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários