“Para hoje e terça-feira estamos a prever alguma nebulosidade, mas a tendência é para ir dissipando ao longo do dia de hoje. Contudo, a neblina e o nevoeiro podem persistir em algumas regiões do interior norte e centro”, adiantou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo Ricardo Tavares, a previsão de nevoeiro persistente levou o IPMA a colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Vila Real, Viseu e Guarda entre as 02:00 e as 15:00 de hoje.

“Estamos a prever também para hoje uma descida da temperatura máxima de dois ou três graus, nada significativo. Amanhã, a máxima vai manter-se estável, mas vamos ter uma descida da mínima também da ordem dos três graus”, disse.

Ricardo Tavares adiantou ainda que está prevista uma possibilidade não muito elevada de precipitação hoje e terça-feira nas regiões do Minho e Douro litoral.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado e com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã, tornando-se pouco nublado na região sul a partir da tarde.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de norte no litoral oeste a sul do Cabo Raso durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir em alguns locais do interior norte e centro e pequena descida da temperatura máxima.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 12 e 20 graus Celsius, no Porto entre 10 e 18, em Vila Real entre 5 e 14, em Bragança entre 3 e 13, em Viseu entre 7 e 16, na Guarda entre 6 e 13, em Castelo Branco entre 7 e 19, em Coimbra entre 10 e 18, em Évora entre 10 e 21, em Beja entre 11 e 21, em Santarém entre 10 e 21 e em Faro entre 14 e 21.