Indices ultravioleta muitos elevados em quase todo o país

Devem ser tomados cuidados, como usar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e guarda-sol
24 de maio de 2013 - 09h15



O índice de raios ultravioleta apresenta-se hoje muito elevado em quase todo o país, segundo previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta valores de menor risco apenas para as regiões autónomas.



As zonas mais críticas (índice muito alto) são Aveiro, Viana do Castelo, Bragança, Braga, Porto, Guarda, Viseu, Vila Real, Penhas Douradas, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Sines, Évora, Beja, Sagres, Faro e Porto Santo.



Devem ser tomados cuidados, como usar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e evitar a exposição de crianças ao sol.



Na Madeira, estão previstos índices altos no Funchal e em Santa Cruz, enquanto nos Açores a previsão é de índices moderados na Horta e em Ponta Delgada e baixos em Angra do Heroísmo.



O céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior das regiões centro e sul durante a tarde, adianta o IPMA.



É esperado ainda vento, em geral fraco, inferior a 20 quilómetros por hora do quadrante norte, rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve e soprando moderado (20 a 35 quilómetros) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.



As temperaturas vão oscilar entre os 11 e os 22 graus no Porto, os 13 e os 26 em Lisboa e os 13 e 22 em Faro.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários