Trata-se de uma iniciativa conjunta da Rede Claro e da Health Porto, que desafiaram os seus colaboradores a pensar o futuro das farmácias comunitárias em Portugal com o objetivo de criarem propostas de valor.

Ao fim de quatro sessões de trabalho, realizadas nos últimos nove meses, "foram recolhidas 420 ideias e depois de se efetuar um processo de sobreposição selecionou-se as mais prevalecentes", explicou à agência Lusa Pedro Vasques, da Rede Claro.

Segundo o responsável, desde a crise financeira de 2008 que as farmácias passam por um desequilibro económico-financeiro que as deixou "descapitalizadas", sendo necessário desenvolver o seu negócio através de estratégias que tenham como ponto central o utente.

"As propostas que vão ser apresentadas têm todas um fio condutor: de que forma podemos passar mais valor para o utente. Como fornecer mais informação sobre as doenças, medicação e desenvolver o relacionamento com o doente, partilhar experiências e dados de saúde", referiu.

As ideias que vão ser apresentadas no sábado têm, de acordo com Pedro Vasques, uma "forte componente tecnológica, que visa aproximar a relação entre farmácias e utentes".

O objetivo, acrescentou, é o de que as farmácias deixem de ser unicamente espaços de venda de medicamentos e prestem determinados serviços, tornando-se num "ponto de cuidados de saúde primários mais valorizados".

Para João Correia da Silva, da Health Porto, as ideias que vão ser apresentadas têm uma premissa em comum: "Colocam o farmacêutico como vendedor de conhecimentos e de saúde, que é uma mais valia para o utente e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

"Através da articulação das farmácias comunitárias com o SNS, o farmacêutico poderá funcionará como treinador pessoal dos utentes, com muitos benefícios para todos", frisou.

Os responsáveis pelas duas redes que promovem a iniciativa da "Farmácia de Futuro" consideram que as ideias com "mais força" são para desenvolver em grupos multissetoriais para posterior aplicação.

As 12 equipas, constituídas por 70 profissionais, vão apresentar as suas propostas de valor a um painel de jurados e a uma audiência que contará com colegas de outras farmácias, representantes da indústria farmacêutica e utentes convidados.