O Comité de Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento (EMA) alerta para o perigo dos tratamentos com altas doses de Ibuprofeno, já que a última revisão do fármaco aponta para um maior risco de problemas cardiovasculares.

O alerta não constitui uma novidade, porque já se tinha detetado em outros anti-inflamatórios que este tipo de riscos aumentavam em tratamentos com doses iguais ou superiores a 2400 mg diárias.

"Não se observou nenhum aumento do risco cardiovascular com doses de 1200 mg por dia, que é a maior dose que se utiliza (...) na União Europeia", sublinha o organismo em comunicado.

O medicamento está disponível em Portugal em embalagens de 200, 400 ou 600 miligramas, com a versão de dose mais baixa à venda fora das farmácias. Em todos os casos a bula do fármaco frisa que, "em qualquer caso, a dose diária não deverá exceder 2400 mg de ibuprofeno"

A EMA refere ainda que os benefícios do Ibuprofeno são, ainda assim, muito maiores que os riscos, mas recomenda que se atualize a bula com as informações agora obtidas.

A Agência Europeia acrescenta que doses superiores a 2400 mg por dia "devem ser evitadas em pacientes com problemas cardíacos ou circulatórios".