"Esta unidade hospitalar, localizada na zona do Palácio do Gelo Shopping [na cidade de Viseu], irá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2016 e tem arranque das obras previsto para março do próximo ano", avançou Pedro Reis.

Durante a cerimónia de apresentação do Hospital CUF Viseu, um equipamento privado que vai ser construído pelo Grupo Visabeira em parceria com a José de Mello Saúde, Pedro Reis sublinhou que com este investimento serão criados 120 postos de trabalho.

"O Hospital CUF Viseu irá garantir, no futuro próximo, o acesso a serviços de saúde de excelência por parte dos viseenses e de todos os que habitam os 24 concelhos do distrito. A sua área de intervenção estende-se ao norte do distrito, alcançando o distrito vizinho de Vila Real e alongando-se à região centro, com destaque para o distrito da Guarda, cidade da Covilhã e comunidade da Cova da Beira", acrescentou.

Com serviço de atendimento permanente, bloco de cirurgia e unidade de cuidados intensivos polivalentes, a nova unidade hospitalar terá capacidade para 25 camas de internamento e seis camas na unidade de cuidados intensivos polivalentes.

Na parte do ambulatório, terá todas as especialidades médicas e cirúrgicas e 35 gabinetes de consultas de especialidade.

O vice-presidente do Grupo Visabeira explicou ainda que o futuro hospital terá edifício com seis pisos, sendo as diferentes valências hospitalares instaladas em quatro pisos geridos pela José de Mello Saúde.

Os outros dois ficarão sob a gestão do Grupo Visabeira, representando "um investimento acrescido de oito milhões de euros", e neles serão instaladas diversas especialidades, nomeadamente ensaios clínicos e estudos epidemiológicos, medicina dentária, fisioterapia, nutrição e cuidados continuados.

"O incremento destas especialidades proporcionará a criação de mais 40 novos postos de trabalho", evidenciou.

Já o presidente da José de Mello Saúde, Salvador de Mello, apontou que o lançamento do Hospital CUF Viseu se enquadra na sua estratégia de expansão no território nacional.

"Com o futuro hospital podemos garantir a escolha e o acesso a cuidados de saúde de excelência por parte dos viseenses e de todos quanto habitam os 24 concelhos do distrito, podendo vir a ser uma referência para além do distrito, funcionando como um polo de atração para toda a região", referiu.

Na sua opinião, este é "um projeto importante e complementar à oferta dos bons serviços de saúde já existentes na cidade de Viseu", que passa a dispor de "uma das mais modernas unidades hospitalares do centro norte do país".

"Será inovador, ao nível da tecnologia utilizada, sendo suportado na experiência de gestão hospitalar da José de Mello Saúde, acumulada ao longo dos últimos 70 anos", frisou, informando ainda que o novo hospital está disponível para celebrar protocolos de formação com escolas de saúde de Viseu.