O processo de acreditação internacional envolveu toda a equipa de profissionais do Hospital e a avaliação por uma equipa de auditores internacionais, dos cerca de 1200 requisitos relacionados com a segurança do paciente, padrões clínicos e não clínicos, atendimento, gestão e organização da unidade hospitalar.

“Esta acreditação vem confirmar que a qualidade dos cuidados de saúde prestados no Hospital Lusíadas Lisboa está de acordo com a nossa assinatura:“ Sabemos Cuidar”. Com este selo de qualidade o nosso Hospital, integra-se nos melhores do mundo, ao ser reconhecido como tendo práticas clinicas e de segurança ao nível dos principais hospitais internacionais”, refere Pedro de Albuquerque Mateus, administrador executivo.

E adianta: “O nosso compromisso na prestação de cuidados de saúde é sempre a excelência e nos próximos anos estimularemos, como sempre, a melhoria contínua e sustentada, ao promover os rigorosos padrões de qualidade e segurança da Joint Commission International”.

O Hospital Lusíadas Lisboa é o único hospital privado em Lisboa com esta acreditação, cumprindo as rigorosas Metas Internacionais de Segurança do Doente, obrigatórias nas entidades acreditadas, que incluem, entre muitos outros aspetos, a redução do risco de infeções associadas aos cuidados médicos e a redução do risco de queda do doente. É também o único Hospital em Lisboa reconhecido pelo segundo ano consecutivo como Escolha do Consumidor.

Um estudo piloto realizado em Espanha demonstrou que um hospital acreditado pela JCI obteve internamentos mais curtos, diminuição do número de cesarianas e reduziu o número de readmissões sete dias depois da alta. Essas melhorias são o resultado do aumento da segurança dos procedimentos clínicos e traduziram, no caso espanhol, uma poupança de €11.354.630 ao longo dos quatros anos subsequentes à acreditação.