Hospital Garcia de Orta com acreditação internacional de qualidade

Instalações, pessoal, equipamento, procedimentos e resultados foram os critérios levados em conta

O sistema de gestão da qualidade do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, obteve uma acreditação internacional, considerada pelo conselho de administração como “um desafio para os profissionais e uma garantia para os utentes”.

O HGO concluiu recentemente o processo de acreditação hospitalar do seu sistema de gestão da qualidade junto do Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), criado com o objetivo de melhorar e consolidar a qualidade dos cuidados prestados ao nível da saúde e salvaguardar a segurança de utentes e profissionais.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de administração do HGO, Daniel Ferro, explicou que esta distinção “é uma garantia de que os processos de trabalho nomeadamente de diagnóstico e terapêutica acautelam tudo aquilo que as boas práticas, em termos internacionais, exigem para que se obtenha um resultado de qualidade”.

“Dos quase 100 hospitais do país, creio que 20 terão esta acreditação. Mas não é razão para ficarmos descansados, é para sentirmos um desafio ainda maior”, acrescentou.

O processo de acreditação hospitalar do HGO implicou o cumprimento de mais de 50 normas de qualidade e a avaliação de 1.100 critérios definidos pelo CHKS, como instalações, pessoal, equipamento, procedimentos e resultados.

24 de Fevereiro de 2011

Fonte: LUSA/SAPO

Comentários