Hospital do Fundão passa a realizar exames de diagnóstico a utentes externos

Medida permite melhorar a resposta dada aos utentes do Fundão e evita deslocações desnecessárias
18 de setembro de 2014 - 10h42



O Hospital do Fundão passou a realizar exames complementares de diagnóstico, designadamente radiologias convencionais e eletrocardiogramas, que sejam prescritos por entidades externas, anunciou hoje em comunicado o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB).



"Desde setembro, os exames prescritos por médicos que não sejam do hospital, mas que sejam por exemplo do centro de saúde, podem ser feitos no Hospital do Fundão, bastando para isso entregar as respetivas credenciais", disse o presidente do Conselho de Administração do CHCB, Miguel Castelo Branco, citado no comunicado.



De acordo com a nota, a medida permite melhorar a resposta dada aos utentes do Fundão, "evitando deslocações desnecessárias", já que, até aqui, e quando as requisições eram feitas fora do hospital, os utentes tinham que recorrer a outros locais.



"Não havendo grandes soluções no Fundão, as pessoas deslocavam-se a outros concelhos para realizar os exames e o CHCB entendeu que, já que tem equipamento para isso, deveria disponibilizar essa solução para as pessoas da área do Fundão", apontou Miguel Castelo Branco.



Aquele responsável explicou ainda que foi contratada uma empresa que emite os relatórios que, obrigatoriamente, têm de acompanhar os exames.



"Neste momento, não temos médicos de radiologia suficientes para assegurarem essa tarefa [emissão de relatórios], mas temos equipamento e técnicos suficientes para a realização dos exames, pelo que lançámos um concurso para a contratação da empresa", explicou o presidente do Conselho de Administração do CHCB.



O CHCB também refere que o Hospital do Fundão já disponibilizava a realização de análises clínicas a utentes externos.



O CHCB integra o Hospital da Covilhã e o Hospital do Fundão.



Por Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários