Em comunicado, aquela unidade, que integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, explicou que "o novo sistema de registo de consultas e de gestão de atendimento na no serviço de consultas externas visa melhorar a qualidade e eficiência do atendimento".

O quiosque, instalado no átrio de entrada daquela unidade, "permite ao utente, aquando do registo da consulta ficar na posse de uma senha, que o serviço emite, com a indicação do médico e da especialidade da consulta, bem como a hora e o local onde a mesma se vai realizar".

"Caso não seja portador do cartão de cidadão, o quiosque emitirá uma senha, normal ou prioritária, consoante a situação, para ser atendido pelos assistentes técnicos do serviço de consulta externa", lê-se naquela nota que refere ainda que o novo serviço entrou em funcionamento em julho passado.

O hospital de Santa Luzia serve cerca de 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Além daquele hospital a ULSAM integra o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, e 13 centros de saúde espalhados pelo Alto Minho.

No passado dia 22, a ULSAM recebeu o primeiro prémio, a nível nacional, por ter obtido os "melhores níveis de desempenho" num estudo promovido pela empresa IASIST.

Aquele prémio foi atribuído no âmbito do "Top 5 da excelência dos Hospitais Portugueses no âmbito das Unidades Locais de Saúde".

"A ULSAM vê assim reconhecido o esforço e compromisso do conselho de administração, e de todos os profissionais que contribuem ativamente para uma melhor saúde no Alto Minho", lê-se na nota enviada na ocasião.