“A consulta de VIH do Hospital de Cascais vai fazer parte da Semana Europeia do Teste VIH, uma organização europeia que pretende dinamizar, por toda a Europa, diversos programas que visam aumentar o número de testes ao VIH, de forma a incrementar o diagnóstico de doentes infetados com o VIH e que desconhecem esse facto”, explica Inês Vaz Pinto, responsável pela consulta VIH do Hospital de Cascais.

E acrescenta: “Neste evento, vamos também apresentar um acordo, inovador a nível nacional, que estabelecemos com a Ser+, uma organização ligada à infeção VIH no concelho de Cascais, que tem vários programas de apoio aos nossos doentes, nomeadamente de alimentação, procura de emprego, apoio domiciliário, entre outros”.

“Sempre tivemos o grande objetivo de fazer parte da comunidade onde estamos inseridos, porque sabemos que além de uma doença física, a infeção por VIH é também um problema social, de estigma, de discriminação e de exclusão”, conclui a especialista.

Em destaque no evento, estará também a apresentação do trabalho de colaboração desenvolvido com os estabelecimentos prisionais, dentro da área de referenciação do Hospital de Cascais (Linhó e Tires), que consiste na ida da equipa de saúde até ao estabelecimento prisional, sem que os reclusos tenham que se deslocar ao hospital.

A abertura da sessão, pela jornalista Cândida Pinto, está agendada para as 18h, seguindo-se a apresentação da história dos 20 anos da infeção VIH no Hospital de Cascais, por Inês Vaz Pinto. O coordenador do Programa Nacional VIH/SIDA, António Diniz, fará também uma apresentação sobre o estado atual da infeção VIH, em Portugal, terminando o evento com a exibição de uma curta-metragem, realizada pelos alunos de escolas do concelho, sobre o tema do VIH/SIDA.

O Hospital de Cascais foi a primeira unidade de saúde distinguida com uma certificação ambiental e é acreditado pela Joint Commission International, pela segurança e qualidade da prestação de cuidados de saúde.