Hospital de Cascais quer aumentar diagnóstico do VIH

O Hospital de Cascais vai promover, no dia 8 de outubro, no Centro Cultural de Cascais, um evento de comemoração dos 20 anos da consulta do VIH. No dia será apresentado todo o trabalho desenvolvido pelo hospital nesta área e será ainda anunciada a participação do Hospital de Cascais, pela primeira vez, numa iniciativa europeia que pretende sensibilizar a população e aumentar o diagnóstico do VIH.

créditos: EPA/GUSTAVO AMADOR

“A consulta de VIH do Hospital de Cascais vai fazer parte da Semana Europeia do Teste VIH, uma organização europeia que pretende dinamizar, por toda a Europa, diversos programas que visam aumentar o número de testes ao VIH, de forma a incrementar o diagnóstico de doentes infetados com o VIH e que desconhecem esse facto”, explica Inês Vaz Pinto, responsável pela consulta VIH do Hospital de Cascais.

E acrescenta: “Neste evento, vamos também apresentar um acordo, inovador a nível nacional, que estabelecemos com a Ser+, uma organização ligada à infeção VIH no concelho de Cascais, que tem vários programas de apoio aos nossos doentes, nomeadamente de alimentação, procura de emprego, apoio domiciliário, entre outros”.

“Sempre tivemos o grande objetivo de fazer parte da comunidade onde estamos inseridos, porque sabemos que além de uma doença física, a infeção por VIH é também um problema social, de estigma, de discriminação e de exclusão”, conclui a especialista.

Em destaque no evento, estará também a apresentação do trabalho de colaboração desenvolvido com os estabelecimentos prisionais, dentro da área de referenciação do Hospital de Cascais (Linhó e Tires), que consiste na ida da equipa de saúde até ao estabelecimento prisional, sem que os reclusos tenham que se deslocar ao hospital.

Comentários