“Com a aquisição destes cinco novos equipamentos, que se juntam aos outros 13 já adquiridos no âmbito deste programa, o CHBM aposta na modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, garantido desta forma inovação e cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação técnica”, refere em comunicado enviado à Lusa.

A Unidade de Cuidados Intensivos conta agora com um novo ecógrafo portátil, que veio substituir um equipamento antigo, que já não estava a ser utilizado.

Na Unidade de Oftalmologia está em funcionamento um novo OCT (Sistema de Tomografia de Coerência Óptica), que veio substituir um equipamento inoperacional, circunstância que determinava a deslocação dos utentes a outras unidades de saúde para realização destes exames.

O Serviço de Imagiologia passou a dispor de um novo ecógrafo, que veio substituir um equipamento com longos anos de utilização, acrescentando diferenciação tecnológica e novas competências, enquanto no Bloco Operatório, os médicos urologistas contam com dois uretrorrenoscópios com fonte de luz.

“O Lisboa2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde”, conclui.

Veja ainda: 10 regras médicas para ter uns olhos saudáveis