Hospitais de Estarreja e Águeda com novas consultas de Pediatria

Crianças seguidas no Hospital de Aveiro passam a ser consultadas nos hospitais da área de residência
16 de setembro de 2013 - 12h06



O Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja, dá hoje início às Consultas de Pediatria, que vão arrancar também quarta-feira no Hospital de Águeda, segundo informou a administração do centro Hospitalar do Baixo Vouga.



De acordo com uma nota da administração hospitalar, a abertura das consultas de Pediatria nos dois hospitais concretizam "a filosofia de maior proximidade dos cuidados de saúde à população" e visa "facilitar o acesso aos cuidados de saúde de especialidade, evitando maiores deslocações e gastos acrescidos para as famílias".



Segundo a mesma informação, as crianças dos concelhos de Estarreja e Águeda que estão a ser seguidas no Hospital de Aveiro passam a ser consultadas nos hospitais da área de residência.



Os novos pedidos para primeiras consultas dos médicos de família daquelas áreas, depois de triados pelo Serviço de Pediatria, serão igualmente orientados para os hospitais da área de residência.



No dia da consulta médica, em ambos os hospitais, estará disponível também uma consulta de enfermagem, que tem como principal objetivo a realização de exames complementares de diagnóstico e terapêutica às crianças que são seguidas por outras especialidades no Hospital de Aveiro, mas que passam a poder realizar os exames prévios às consultas nos hospitais de Estarreja e Águeda.



O conselho de administração do centro Hospitalar do Baixo Vouga dá conta de que, para receber a especialidade, quer o Hospital de Estarreja, quer o Hospital de Águeda, tiveram obras de beneficiação nas áreas da consulta externa.



"Houve a preocupação de não fazer coincidir os circuitos de crianças e adultos, sendo que a área reservada aos cuidados pediátricos, de forma a tornar o espaço mais confortável, foi adaptada, nomeadamente ao nível do mobiliário e da decoração", explica.



Nos dois hospitais a ala da Consulta de Pediatria agora criada integra, para além do gabinete médico e do gabinete de enfermagem, um espaço para amamentação e um fraldário.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários