Horário do Centro de Saúde de Celorico de Basto foi alargado ao fim de semana

Horário fixado das 8:00 às 23:00, à semana, e das 9:00 às 18:00, ao fim de semana e feriados
17 de julho de 2013 - 17h22



O funcionamento do Centro de Saúde de Celorico de Basto, durante o fim de semana, foi alargado três horas em relação ao horário inicialmente fixado, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.



Segundo Joaquim Mota e Silva, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), ao sábado, domingo e feriados, funciona agora até às 21:00, deixando de encerrar às 18:00.



O SAP de Celorico de Basto, que também serve a população do concelho vizinho de Mondim de Basto, deixou de estar aberto 24 horas por dia, quando entrou em funcionamento o novo hospital de Amarante, no final de abril.



A tutela determinou então que aquele serviço encerraria durante a noite, passando os doentes a recorrer à urgência da nova unidade hospitalar, localizada a cerca de 15 minutos de automóvel.



O horário do SAP de Celorico de Basto foi fixado das 8:00 às 23:00, à semana, e das 9:00 às 18:00, ao fim de semana e feriados.



No dia 29 de abril, quando foi inaugurado oficialmente o hospital de Amarante, com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, o presidente da Câmara de Celorico de Basto reuniu-se com o governante. Os dois, com a presença de um representante da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), acordaram o alargamento do horário do SAP, mas a concretização parcial da medida só começou no dia 12 de junho.



Nesse dia, o SAP passou a funcionar à semana até as 24:00, ficando-se a aguardar que a mudança de horário, acordada com a tutela, fosse estendida ao fim de semana, o que só aconteceu agora, segundo o presidente da autarquia.



Joaquim Mota e Silva explica que foi necessária nova reunião com Paulo Macedo para se desbloquear o processo.



Para o edil, a alteração deve-se, em grande medida, ao empenho pessoal do ministro da Saúde.



Joaquim Mota e Silva congratula-se com a alteração do horário, frisando que acaba por garantir um melhor serviço à população.



Em fevereiro de 2011, o serviço noturno do SAP de Celorico de Basto chegou a encerrar, por ordem da tutela, mas a população manifestou-se em grande número no centro da vila e exigiu a reabertura.



Alguns dias depois, após reuniões entre a autarquia e o Governo, o SAP noturno reabriu, mas na condição de encerrar quando entrasse em funcionamento a urgência do novo hospital de Amarante.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários