"É um grande filtro industrial, de oito metros de comprimento, feito de aço, que seria colocado no topo dos edifícios, perto das zonas industriais ou em aeroportos", disse Henk Boersen, porta-voz da start-up Envinity Group, que iniciou o projeto.

Este sistema é capaz de aspirar o ar em um raio de 300 metros e até sete quilómetros de altura, tratando 800.000 metros cúbicos de ar por hora.

O aparelho é capaz de filtrar 100% das partículas finas e 95% das partículas ultrafinas presentes no ar, segundo simulações realizadas no protótipo de testes. "Uma grande coluna de ar atravessará o filtro e sairá limpa", explicou o porta-voz.

Veja também10 lugares mais poluídos do mundo

Saiba mais10 coisas do dia a dia que provocam cancro

As partículas finas geralmente são produzidas na incineração de madeira e na combustão industrial. Estes elementos são considerados pela Agência Europeia do Ambiente "o poluente atmosférico mais nocivo para a saúde humana".

9 em cada 10 pessoas expostas a poluição nociva

Cerca de 90% das pessoas que moram na União Europeia estão expostas níveis de partículas finas acima dos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já as partículas ultrafinas são libertadas pelas emissões dos automóveis e aviões, de acordo com o Envinity Group, e podem causar danos ao sistema nervoso, infeções, cancro, asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares.

Governos, empresas e aeroportos já estão interessados no projeto, disse Boersen. 

Segundo a 'start-up' holandesa, o novo sistema de filtros ajudaria a tornar "mais restritos" os padrões europeus de partículas finas, que procuram principalmente "a redução da emissão na fonte", diminuindo, por exemplo, a velocidade máxima nas estradas.

Outro sistema de purificação do ar, denominado "Smog Free Tower", foi instalado no mês passado em Pequim, na China, e lançado pelo artista holandês Daan Roosegaarde.

O aparelho em funcionamento na capital chinesa seria capaz de limpar até 30.000 metros cúbicos de ar por hora, recolhendo mais de 75% das partículas nocivas.

Para defender seu produto, o porta-voz da start-up Envinity, Henk Boersen salientou que apenas este sistema "limpa o ar de forma ativa" e remove as partículas ultrafinas. "Isso não era possível até agora", concluiu.