O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta feira (22.07) no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã e com possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuvisco a norte do Cabo Raso até meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte e com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial durante a tarde, sendo moderado a forte de noroeste nas terras altas e com rajadas até 70 quilómetros por hora, em especial nas regiões centro e sul, rodando para nordeste no final do dia.

A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral centro e sul.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora, nas terras altas.

Nos Açores, está previsto períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos especialmente para o fim do dia e vento fraco.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda: 15 alimentos que o mantêm hidratado

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 18 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 24, em Vila Real entre 13 e 30, em Viseu entre 12 e 29, em Bragança entre 14 e 31, na Guarda entre 11 e 27, em Coimbra entre 16 e 28, em Santarém entre 17 e 29, em Castelo Branco entre 16 e 33, em Portalegre entre 14 e 32, em Évora entre 15 e 33, em Beja entre 14 e 33, em Faro entre 19 e 35, no Funchal entre 21 e 26, em Ponta Delgada entre 19 e 25, na Horta entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

Fim de semana

“A partir do fim de semana, as temperaturas máximas voltam a subir, atingindo os 39/40 graus Celsius no interior e até no vale do Tejo vão estar acima de 37. Vamos ter no sábado e no domingo céu pouco nublado ou limpo, vento a soprar mais intenso no litoral e nas terras altas, podendo atingir os 30/35 quilómetros por hora no litoral, em especial durante a tarde”, diz Cristina Simões do IPMA.

Segundo Cristina Simões, as temperaturas mínimas vão subir no sábado e no domingo, ficando próxima dos 20 graus, podendo em algumas regiões ser superiores. “No fim de semana vamos ter noites quentes, tropicais”, referiu.

No que diz respeito ao início da semana, Cristina Simões indicou que as temperaturas deverão baixar na segunda-feira no litoral e terça-feira no interior.