O problema é duplo: os norte-americanos estão a consumir comida salgada, gordurosa e açucarada a mais, e frutas, verduras e grãos integrais a menos, concluem especialistas da American Heart Association em Portland, no estado de Oregon.

"O baixo consumo de alimentos saudáveis como nozes, verduras, grãos integrais e frutas, combinado com uma maior ingestão de componentes pouco saudáveis na dieta, como o sal e as gorduras trans, é um fator importante nas mortes por doenças cardiovasculares nos Estados Unidos", disse o autor principal do estudo, Ashkan Afshin, professor de saúde global do Instituto de Medições e Avaliação de Saúde na Universidade de Washington.

As gorduras trans foram eliminadas gradualmente da alimentação, mas ainda podem ser encontradas em margarinas, biscoitos, gelados e outros alimentos industrializados.

Veja ainda: Nem pense em aquecer estes 8 alimentos no micro-ondas

Saiba mais: 10 verdades bastante amargas sobre o açúcar

"Os nossos resultados mostram que quase metade das mortes por doença cardiovascular nos Estados Unidos pode ser evitada melhorando a dieta", disse Afshin.

O estudo baseou-se em dados de diversas fontes a partir da década de 1990, entre elas a investigação nacional sobre saúde e nutrição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Ao examinar os dados sobre as mortes por doenças cardiovasculares nos Estados Unidos em 2015, os investigadores descobriram que as escolhas alimentares resultaram na morte de 222.100 homens e 193.400 mulheres.

Veja ainda 25 truques inimagináveis para perder peso