Habitantes de Vila de Rei podem optar entre hospitais de Abrantes ou Castelo Branco

O acordo é válido para as consultas hospitalares, serviços de urgência e de internamento
10 de outubro de 2013 - 12h22
Os habitantes de Vila de Rei vão poder aceder a consultas no Hospital de Abrantes apesar de o concelho pertencer à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, anunciou hoje a Câmara, em comunicado.
Segundo o município, o acordo foi homologado pelo secretário de Estado da Saúde "depois dos muitos esforços levados a cabo pelos responsáveis da autarquia de Vila de Rei, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Administração Regional de Saúde do Centro", diz o mesmo comunicado.
O acordo é válido para as consultas hospitalares, serviços de urgência e de internamento.
O utente poderá optar por ter acesso a estes mesmos serviços na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, esclarece a mesma fonte.
"Esta medida vai também permitir que o Estado possa beneficiar financeiramente, nomeadamente com as poupanças obtidas com o transporte dos utentes para um centro hospitalar mais próximo", disse Irene Barata, a presidente do município.
A Câmara Municipal de Vila de Rei reivindicava a possibilidade de os habitantes do concelho serem atendidos em Abrantes, cujo hospital fica a cerca de 30 quilómetros da sede de concelho.
A distância para o Hospital Amato Lusitano é superior a 80 quilómetros.

Lusa
artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários