28 de maio de 2014 - 12h01
Afinal o que quer dizer demência? Existem meios de nos protegermos? Quais os sintomas da doença de Alzheimer? É possível detetar a doença antes de aparecerem os sintomas? O meu familiar recusa admitir que está doente. Devo aceitar? O que posso fazer quanto aos episódios de desorientação? Devo contrariar quando diz ou faz coisas erradas? E se não quiser deixar a sua casa? Devo colocar num lar?
Estas são apenas algumas das 50 questões a que este livro, que marca o lançamento da nova marca Lidel Saúde e Bem-Estar, dá resposta.
As inúmeras dicas para as famílias, cuidadores e doentes tornam este guia prático num precioso auxiliar na prevenção, tratamento e resolução dos problemas do dia-a-dia.
O livro é da autoria da neurologista Belina Nunes e é pensado para o público em geral, principalmente para todos os leitores que tenham casos de familiares ou amigos que são afetados pela doença. 
Com o objetivo de responder às questões mais frequentes sobre a demência e, em particular, sobre a doença de Alzheimer, este livro está centrado na pessoa com demência e não apenas nos sintomas da doença.   
“A doença de Alzheimer tornou-se uma das doenças mais temidas nas sociedades ocidentais (…) Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que nunca se tenha cruzado com o termo doença de Alzheimer, e é possível que já tenha ajudado a cuidar de doentes com demência. Mantêm-se, no entanto, muitas dúvidas e mal-entendidos em relação à doença, quer quanto ao seu diagnóstico quer quanto ao que esperar do tratamento e da evolução.”
A autora refere ainda que "as estimativas sobre o número de casos de doença de Alzheimer no mundo, para 2050, é de 1 em cada 85 pessoas". "São números assustadores e que deverão impelir a sociedade e cada um de nós a fazer o seu melhor na prevenção", comenta.
Por SAPO Saúde