Greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica com adesão entre os 90 e 100%

O presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, Almerindo Rego, disse hoje, no Porto, que a greve está a registar uma adesão entre os 90 e os 100% a nível nacional.

“Não temos números precisos das regiões autónomas, mas no território continental a adesão está muito próxima desses valores, atendendo a que os grandes hospitais, como por exemplo o Santa Maria, em Lisboa, radiologia e análises clínicas estão praticamente a 100%”, disse Almerindo Rego.

O dirigente do sindicato falava aos jornalistas numa manifestação que reuniu, em frente ao Hospital de São João, no Porto, mais de uma centena de técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do norte do país.

“Passa-se uma coisa muito estranha, o Governo correspondeu com a publicação das novas carreiras, em agosto, devíamos, segundo o protocolo negocial, dar continuidade à negociação em relação a um conjunto de matérias que operacionalizam a aplicação das carreiras - perfis de competências designações profissionais e avaliações de desempenho, por exemplo – para que tudo ficasse concluído até final de setembro e nada”, disse Almerindo Rego.

Leia tambémTécnicos de diagnóstico em greve por tratamento igual a profissionais que ganham mais 600 euros

Um insulto à classe

O dirigente sindical, “o estranho, no meio disto tudo, é que senhor Secretário de Estado da Saúde diz-me que não tinha nada para apresentar ao sindicato e que primeiro ainda teria que fechar as negociações com os médicos e com os enfermeiros”.

“Isto para nós roça quase o insulto por uma razão muito simples, o Governo acordou connosco um conjunto de condições, a nossa parte cumprimo-las e, agora, que pretendíamos dar continuidade às negociações para poder haver efetiva aplicação das carreiras, estamos num impasse porque o Governo não nos apresentou até ao momento qualquer proposta. Embora tenham sido publicadas as carreiras, elas não tem tradução real”, sublinhou.

Comentários