Segundo o responsável pelas relações públicas da GNR de Viseu, José Machado, esta ação conta com a colaboração da delegação de local da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), que foi "fundamental para identificar os invisuais do distrito".

"O distrito de Viseu tem cerca de 130 invisuais, no entanto, só 11 sabem braille. É a estes, com mais de 50 anos e que não residam em instituições, que serão entregues livros", esclareceu.

A iniciativa será realizada a partir das 09:00 das próximas segunda e terça-feira, 04 e 05 de janeiro, e servirá para assinalar o Dia Mundial do Braille (04 de janeiro – data de nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura e de escrita braille).

Vão ser entregues livros nos concelhos de Viseu, S. Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Lamego, Tondela, Carregal do Sal, Penalva do Castelo e Tarouca.

Na distribuição vão estar envolvidos militares dos destacamentos da GNR de Viseu, Lamego, Santa Comba Dão e Mangualde.

"Além da entrega do livro em braille, os militares irão passar conselhos no que diz respeito a possíveis burlas e contos do vigário", disse José Machado.

Uma iniciativa semelhante, para dirigida a crianças invisuais, foi levada a efeito no ano passado pela GNR de Viseu, que prepara agora uma ação dirigida a invisuais que não sabem braille.