Garcia de Orta promete para cobertura de radiologia até à meia noite

A administração do Hospital Garcia de Orta (Almada) prometeu esta sexta-feira para breve a cobertura do serviço de radiologia entre as 20h00 e as 00h00, garantindo que até à data não foi preciso transferir qualquer doente por falta de serviço noturno.
créditos: © 2014 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

De acordo com o Diário de Notícias de hoje, o hospital Garcia de Orta está sem médico radiologista na urgência a partir das 20h00, um serviço que é considerado fundamental já que são estes especialistas que fazem os relatórios de exames como raio-x, ecografias ou tomografia axial computorizada (TAC).

Em resposta à agência Lusa, a administração do Garcia de Orta garantiu que “a curto prazo será retomada a cobertura até às 24:00” de médicos radiologistas no serviço de urgência.

A administração hospitalar admitiu que a cobertura médica, que por norma decorre das 8ho0 às 00h00, tem “transitoriamente em alguns dias tido cobertura até às 20h00”, lembrando que estão a “aguardar o início de funções de dois médicos contratados em quatro operações de recrutamento realizadas nos últimos três meses”.

Segundo a administração hospitalar, quando não há médico radiologista presente, recorre-se, “há muitos anos, e como em vários hospitais, a empresas de telemedicina, que não sendo a solução ideal, tem sido a situação possível, com a legislação atual”.

Foi ainda garantido à Lusa que têm sido prestados cuidados “a todos os doentes, sem necessidade, até à data, de transferir nenhum doente”.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários