Gaia: Vacinas gratuitas para crianças carenciadas a partir de 1 de fevereiro

Vacinação contra meningite e rotavírus gratuita para famílias carenciadas

O presidente da Câmara de Gaia anunciou hoje que a partir de 1 de fevereiro a vacinação contra a meningite e a rotavírus (gastroenterite) será gratuita para as famílias que se encontrarem numa situação económica e financeira difícil.

"A Câmara suportará as despesas dessas vacinas", anunciou Luís Filipe Menezes, à margem de uma cerimónia de entrega de habitações sociais a 10 famílias carenciadas.

O presidente da Câmara de Gaia acrescentou que a decisão da gratuitidade das vacinas foi hoje negociada com as farmácias de Vila Nova de Gaia e que entra em vigor no dia 01 de fevereiro de 2013 para todos as crianças do concelho.

Dadas as condições económica e financeira dos agregados familiares, há muitos pais que hoje em dia prescindem dessa vacinação, explicou o autarca, observando que nenhuma das duas vacinas é comparticipada pelo Estado, a não ser para as "crianças de risco muito elevado".

Luís Filipe Menezes considera que existe uma desvalorização da vacinação quando comparada "com aquelas doenças infeciosas de risco superior, como a poliomielite ou a tosse convulsa”, e que os pais têm tendência a não lhes dar prioridade.

“Aquilo que a Câmara vai fazer é apoiar as famílias mais carenciadas a fazerem essa vacinação não obrigatória”, acrescentou, sublinhando que “não será por falta de recursos que as famílias mais carenciadas não irão vacinar os seus filhos”.

Estas duas vacinas constituem as chamadas “vacinas da primeira infância” e que são “mais frequentes nas crianças que frequentam creches”.

21 de dezembro de 2012

@Lusa


Comentários