Funchal apresenta hoje risco muito alto de exposição a raios ultravioleta

Lisboa com máxima de 33 graus, 30 no Porto e 27 em Faro
13 de setembro de 2013 - 09h32



A região do Funchal, Madeira, apresenta hoje risco muito alto de exposição a radiações ultravioleta (UV), de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



O IPMA informa também que o resto do território nacional, com exceção de Angra do Heroísmo e Horta, nos Açores, apresenta risco alto de exposição à radiação UV.



O índice UV apresenta cinco níveis, entre o baixo (1 e 2) e o extremo, sendo o máximo o 11.



O IPMA recomenda em casos de níveis de índice muito alto e alto que as pessoas usem óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e evitar a exposição ao sol pelas crianças.



Quanto ao estado do tempo para hoje, o IPMA prevê nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco de leste, soprando moderado de nordeste nas terras altas até ao final da manhã, sendo temporariamente moderado de noroeste no litoral durante a tarde.



No sul, a previsão aponta para céu pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado no Baixo Alentejo e Algarve a partir do meio da manhã, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros a partir da tarde nas mesmas regiões, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes.



Em Lisboa, Leiria, Coimbra, Portalegre e Beja prevê-se uma temperatura máxima de 33 graus Celsius, em Faro 27, no Porto 30, Évora 35, Castelo Branco 32, Funchal 24, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 25 e Santa Cruz das Flores vinte seis.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários