Um fugitivo checo, procurado na sua terra natal pela suspeita de ter infetado propositadamente múltiplas vítimas com o vírus do VIH/Suda, foi detido na Tailândia, onde vivia há mais de um ano.

Zdeněk Pfeifer, de 49 anos, foi capturado dentro do seu apartamento na ilha de Phuket na terça-feira, indica, em comunicado, a Interpol.

A detenção ocorreu depois de informações advertindo para a sua presença naquele país se terem tornado virais nas redes sociais na Tailândia.

Saiba mais: Os 16 sintomas mais comuns do VIH/Sida

Leia ainda: O sexo oral transmite Sida? 10 dúvidas frequentes

Veja tambémQuando era bebé, o pai injetou-lhe sangue com VIH

A primeira vez que Pfeifer entrou na Tailândia foi em junho de 2015, com um visto de turismo que expirou em agosto desse mesmo ano.

Segundo órgãos de comunicação social checos, o suspeito fugiu do país em junho de 2015 depois de ter sido acusado de infetar mais de uma dezena de homens, incluindo um menor de idade, propositadamente.

"Recebemos um aviso vermelho da Interpol e a polícia prendeu-o ontem [terça-feira] por excesso de permanência", explicou o coronel Krissana Pattanacharoen, porta-voz adjunto da polícia nacional, à agência noticiosa francesa AFP.

O tenente-general Nathathorn Prousoontorn, comandante da polícia de migração da Tailândia, disse aos jornalistas que, até ao momento, não foi apresentada localmente qualquer queixa de que Pfeiffer tivesse infetado alguém com o vírus o VIH/Sida.