Frio nos Açores aumentou idas à urgência do hospital de Ponta Delgada

Temperatura mínima registada de 6ºC
15 de janeiro de 2014 - 17h07



A vaga de frio que se registou nos Açores na última semana levou a uma maior afluência de pessoas às urgências do Hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a mais populosa do arquipélago.



Uma fonte do Hospital do Divino Espírito Santo, na cidade de Ponta Delgada, disse à Lusa que "nos últimos dias tem sido registado um maior fluxo de doentes na Urgência", acrescentando que "nos dias de maior afluência" foram "mais 30 a 50 doentes/dia".



No caso dos outros dois hospitais dos Açores, nas ilhas Terceira e Faial, a descida acentuada da temperatura não originou um aumento da ida de doentes às urgências.



"Não houve afluência anómala devido à vaga de frio", disse à Lusa fonte do Hospital do Santo Espírito, na Terceira, enquanto que no caso da Horta a afluência "mantém-se normal nas urgências para a época do ano", apenas com "algumas infeções respiratórias em idosos".



Nos dias "sete e 11 de janeiro, ocorreram dois episódios de queda de neve acima da cota dos 800 metros em diversas ilhas do arquipélago dos Açores", segundo a Delegação Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que acrescenta, na sua página na rede social Facebook, que "o estado do tempo foi condicionado por uma corrente de norte, associada a uma depressão muito cavada localizada no Atlântico norte, que na sua circulação transportava uma massa de ar polar que afetou o arquipélago".



No caso do dia 7 de janeiro, segundo o IPMA, foi registada "precipitação sob a forma de granizo em todas as ilhas e queda de neve acima da cota dos 800/900 metros nas ilhas Faial, Pico, São Jorge, Terceira e São Miguel" e "a temperatura mínima registada" foi de "6ºC no aeroporto de São Jorge".



Já no sábado passado, 11 de janeiro, "uma outra depressão, também localizada no Atlântico norte, provocou uma situação semelhante com uma descida acentuada da temperatura com aguaceiros pouco frequentes, que foram por vezes de granizo em algumas ilhas e de neve acima da cota dos 800 metros nas ilhas Flores, Faial, Pico e Terceira".



De acordo com as informações da Delegação Regional do IPMA, "a temperatura mínima registada foi de 6ºC no aeroporto das Lajes (ilha Terceira) e no aeroporto de São Jorge".



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários