Feira de saúde alerta para doenças predominantes em Trás-os-Montes

Evento tem como objetivo alertar sobre as doenças predominantes no território e formas de prevenção
17 de julho de 2013 - 15h21



O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) promove no domingo, em Vila Real, a feira “Juntos em Saúde” onde poderão ser realizados rastreios às doenças predominantes na região.



A iniciativa partiu do Gabinete de Comunicação e Imagem do CHTMAD e visa promover a saúde na região.



O evento tem como objetivos uma maior partilha de informação sobre as doenças predominantes neste território e alertar para as causas, consequências e formas de prevenção.



De acordo com a unidade hospitalar, as doenças com maior incidência em Trás-os-Montes são o AVC, o enfarte agudo do miocárdio, cancros, problemas respiratórios obesidade e a diabetes.



Segundo anunciou hoje a organização, na praça do município serão instaladas diversos espaços dedicados a diferentes especialidades, onde durante toda a tarde estarão disponíveis médicos e enfermeiros da unidade hospitalar.



Os profissionais irão realizar rastreios às doenças predominantes na região e relacionadas, por exemplo, com as áreas da cardiologia, pneumologia, mas também poderão ser feitos rastreios à diabetes ou analisados os índices de massa corporal.



Na feira estarão ainda representadas as especialidades de neurologia, nutrição, terapia da fala, oncologia, medicina interna ou otorrinolaringologia.



Apesar de não ser um problema predominante na região, na feira poderão ainda ser efetuados testes articulatórios para detetar dificuldades na fala.



A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) associa-se ao evento através do curso de Desporto, que revelará exercícios e atividades que contribuem para uma saúde mais saudável.



O CHTMAD integra as unidades hospitalares de Vila Real, Chaves, Lamego e Peso da Régua.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários