As autoridades de saúde dos EUA aprovaram a injecção de suavização de rugas Botox® para o tratamento da enxaqueca, na passada sexta-feira, dando a oportunidade à farmacêutica Allergan de começar a comercializar o seu medicamento para doentes com um histórico grave da doença, avança a Associated Press.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o medicamento para doentes que apresentam 15 ou mais dias de enxaqueca por mês.

Para a nova utilização, os médicos são orientados a injectar o medicamento em doentes no pescoço ou na cabeça a cada 12 semanas para evitar as dores de cabeça.

A FDA aprovou a nova utilização do Botox® baseada em dois estudos da Allergan que envolveram mais de 1,3 mil doentes, que receberam uma injecção de Botox® ou uma injecção de placebo.

Os doentes que receberam Botox® relataram menos dias de dor de cabeça do que os pacientes que receberam o tratamento placebo. No mais significativo dos dois estudos, os pacientes tratados com Botox® apresentaram dois dias a menos de cefaleia do que os que não receberam a droga.

O Botox®, que foi introduzido em 1989, é uma das drogas mais conhecidas da Allergan, representando para a empresa mais 1,3 mil milhões de dólares, dos 4,4 mil milhões de dólares em vendas, registados em 2009. O medicamento é mais famoso pela sua capacidade de suavizar linhas de expressão na testa, mas também está aprovado para tratar espasmos no pescoço, distúrbios musculares dos olhos e transpiração excessiva nas axilas.

2010-10-19