Extrato de espinafre transmite sensação de saciedade e reduz fome

Agente do espinafre não é assimilável pelo corpo humano sem ser tratado mecanicamente
11 de março de 2014 - 10h43



Um extrato 100% natural feito a partir de espinafres apresentou efeitos promissores na redução da sensação de fome, ajudando a prevenir o excesso de peso, informou na segunda-feira a Universidade de Lund, na Suécia.



A investigadora Charlotte Erlanson-Albertsson procurava uma maneira de reduzir a velocidade do processo de digestão para atenuar a sensação de fome quando perguntou ao seu marido - um especialista em fotossíntese - se havia uma molécula natural que pudesse provocar a sensação de saciedade", revelou a universidade.



O especialista concentrou-se nos tilacóides, membranas das folhas verdes, "que teriam a capacidade de reduzir a velocidade da digestão dos lipídios" e manter a difusão das hormonas que provocam a sensação de saciedade. A cientista escolheu o espinafre como fonte destestilacóides.



"Comer espinafres não é suficiente para reduzir a sensação de fome. É preciso moê-lo, filtrá-lo e centrifugá-lo para liberar os tilacóides das células da planta, porque o nosso corpo não pode separá-los dos espinafres frescos de maneira direta", destaca a universidade de Lund.



Quinze pessoas envolvidas no estudo e que tomaram extrato de espinafre diluído em água resistiram melhor à tentação de comer demasiado de manhã e à tarde.



Estas pessoas "tiveram mais facilidade em comer apenas três vezes por dia em comparação com o grupo de controlo, que tomou uma solução sem a substância ativa", destacou a universidade.



Os exames de sangue também revelaram a presença de mais hormonas que transmitem a sensação de saciedade no sangue do grupo que tomou o extrato de espinafre.



SAPO Saúde com AFP
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários