A extensão, que pertence ao centro de saúde de Monte Redondo, foi encerrada "a 22 de agosto", devido à falta de "administrativos" nessa unidade, afirmou o presidente da junta, Hilário Estrada.

A Junta de Freguesia apenas teve conhecimento do encerramento "temporário" da extensão que presta cuidados a cerca de 2.000 utentes no próprio dia em que esta fechou, referiu o autarca.

A reabertura do espaço chegou a estar prevista para "o início de outubro, posteriormente foi adiada para 24 de outubro e agora apontam para novembro, mas sem certezas", contou Hilário Estrada.

A decisão da unidade de saúde de encerrar provisoriamente a extensão da Bajouca é criticada pela Junta de Freguesia que recorda que grande parte da população "é idosa e muitas vezes com falta de apoio familiar".

A junta ainda colocou uma administrativa à disposição do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral, mas a proposta "foi rejeitada", sublinhou o presidente da junta. A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou à Lusa que a extensão foi encerrada "desde finais de agosto", estando o ACeS neste momento "a aguardar a mobilidade de uma profissional para colmatar essa falta".

O ACeS "manifestou, junto da junta de freguesia, a intenção de continuar a garantir a assistência aos utentes mais idosos, mediante colaboração" da autarquia, nomeadamente no transporte e na referenciação dos utentes com necessidade de consulta mas com mobilidade reduzida, referiu a ARSC. Fonte da ARSC explicou ainda que a proposta de colocar uma administrativa da junta na extensão não seria exequível, devido à necessidade de receber formação para poder operar nos sistemas informáticos da área da saúde.

O Diário de Leiria revelou na edição desta sexta-feira (21/10) este encerramento da extensão de saúde.