Coordenado pela psiquiatra espanhola Amaia Hervás, esse curso de ADI-R (Autism Diagnostic Interview - Revised) permitirá a 20 médicos, terapeutas e psicólogos portugueses obterem certificação internacional num método de trabalho que é dirigido sobretudo a pais e cuidadores, para permitir a avaliação detalhada de sujeitos sob suspeita de uma Perturbação do Espectro do Autismo.

Daniela Folhas, que dirige a Clínica da Fala e organiza o evento, diz que a formação tem a particularidade de ser "a primeira no norte do país sobre esse método de diagnóstico" e realça que a Oliva se revelou "o local certo para a receber, por acolher uma exposição de Arte Bruta em que várias obras são assinadas por autistas".

"Foi um acaso feliz", admite a terapeuta, a propósito da mostra que integra a Coleção Treger Saint Silvestre. "Vamos trabalhar durante três dias num local em que há uma manifestação artística do autismo e poderemos acrescentar essa vertente à aprendizagem técnica do ADI-R, já que o curso inclui uma visita guiada à exposição", anuncia.

Raquel Guerra é a diretora do Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory e, reconhecendo que entre os autores representados na coleção de Arte Bruta há diferentes patologias identificadas, destaca dois norte-americanos entre os diagnosticados com autismo.

Um deles é Albert Moser (1928), que concebe panorâmicas a partir de fotografias combinadas entre si para criar composições de formato linear, e outro é George Widener (1962), que, diagnosticado com Síndrome de Asperger (no extremo mais autónomo do espectro do autismo), explora com minúcia o aspecto gráfico de números, datas e estatísticas.

"O trabalho de Widener é um pouco obsessivo, pela sua capacidade de fixar números e imagens, e de depois os reproduzir em detalhe", explica a responsável da Oliva. "Esses aspetos são característicos do autismo e o contacto do público com o trabalho de artistas com esse diagnóstico até pode ser uma forma diferente de dar a conhecer a patologia, retirando-lhe a carga negativa a que muitas vezes ainda está associada", defende.