Exercício físico é o melhor remédio para a ansiedade quando se deixa de fumar

A privação da nicotina é a principal causa do surgimento de episódios de ansiedade nos fumadores que pretendem deixar esta dependência. Mas o exercício físico parece ser a receita médica ideal.
créditos: AFP PHOTO / Andrej ISAKOVIC

"A privação da nicotina é a principal causa do surgimento de episódios de ansiedade nos fumadores que pretendem deixar esta dependência. No entanto, existem alguns truques que podem ajudar a diminuir essa ansiedade como evitar bebidas com cafeína e álcool, beber água e praticar exercício físico diariamente”, explica Luís Carreiro, coordenador da Unidade de Pneumologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

"O exercício físico tem um potencial ansiolítico importante ao diminuir os efeitos da privação da nicotina, além de diminuir os fatores de riscos associados ao tabaco e melhorar a saúde de forma geral", acrescenta.

"Após abandonar o hábito de fumar deve manter-se a boca e as mãos ocupadas, uma vez que o tabaco formata novas atitudes nas pessoas, como o simples gesto de levar a mão à boca. Os melhores aliados costumam ser as pastilhas elásticas, rebuçados (ambos sem açúcar) e esferográficas ou chaves. Os fumadores devem ainda manter-se afastados de objetos relacionados com tabaco como isqueiros, fósforos ou cinzeiros", explica.

Relembrar os objetivos e metas

Luís Carreiro diz ainda que "ter pensamentos positivos e relembrar todos os dias os benefícios e objetivos atingidos depois de deixar de fumar" são a "chave do sucesso". Para os casos mais complicados, em que existe grande dificuldade em controlar a ansiedade, o médico aconselha um acompanhamento psicoterapêutico em simultâneo.

Segundo a OMS, fumar é a principal causa de morte passível de prevenção. Segundo a Direção Geral de Saúde, 7 em cada 10 portugueses querem deixar de fumar e a recompensa está nos benefícios para a saúde. Quem deixa de fumar vive, em média, mais 10 anos do que um fumador que mantém o vício.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários