Segundo o município, em comunicado divulgado hoje, o autarca pediu a audiência, “com o intuito de reforçar a necessidade de se concretizar, o mais breve possível, a construção do novo Hospital Central” de Évora.

Carlos Pinto de Sá (CDU) “pretende chamar a atenção para a urgência da construção do novo hospital, que servirá as populações do Alentejo” e que é, “há muito”, considerado “uma prioridade para a região”.

Com conclusão inicialmente prevista para 2014, a construção do novo Hospital Central de Évora, para substituir os atuais edifícios da unidade hospitalar, foi adiada, em 2011, pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.

Na altura, lembrou a autarquia, “foi previsto um investimento na ordem dos 94 milhões de euros, para uma unidade que iria ter uma capacidade de 351 camas, extensível a 440”.

A área de influência de primeira linha desta unidade hospitalar vai abranger 150 mil pessoas, dos 14 concelhos do distrito de Évora.

Numa segunda linha, referiu a câmara, serão também servidas 440 mil pessoas, residentes nos restantes 33 concelhos do Alentejo (Portalegre, Beja e Alentejo Litoral).

Já esta terça-feira, o grupo parlamentar do PCP entregou no Parlamento um projeto de resolução a propor a construção do novo Hospital Central de Évora.

Nesse dia, o líder parlamentar comunista, João Oliveira, que é também o deputado do PCP eleito por Évora, considerou à agência Lusa que "estão criadas as condições" para o projeto avançar.

O deputado eleito por Évora referiu que este projeto de resolução "não tem grandes novidades" em relação ao documento que o PCP apresentou em julho de 2015, na Assembleia da República.

Mas, "há uma diferença", ressalvou, lembrando que o projeto de resolução apresentado no ano passado "foi rejeitado", porque "teve os votos contra do PSD e do CDS-PP, apesar dos votos a favor de todas as outras bancadas".

No atual quadro parlamentar, a perspetiva é diferente, admitiu, afirmando que o PCP vai procurar iniciar a discussão do projeto de resolução "o mais rapidamente possível", para que haja uma decisão e o arranque da construção do novo Hospital Central de Évora possa ocorrer "ainda durante o ano de 2016".