“O que vamos fazer é contabilizar o total de viaturas, as suas idades e a tipologia”, disse à agência Lusa o professor da FCT Francisco Ferreira.

Segundo este responsável, a ação incidirá sobre as zonas da Praça de Espanha, Sete Rios, Santa Apolónia, Ponte de Xabregas, Terreiro do Paço, Estação do Rossio, bem como as avenidas da Índia, Engenheiro Duarte Pacheco, de Ceuta, do Brasil, dos Estados Unidos da América, Infante D. Henrique, Almirante Reis, D. Carlos I, D. João II, da República e da Liberdade. Nesta última, a ação incide em dois pontos, junto à Rua Alexandre Herculano e à Praça da Alegria.

“O objetivo é fazer toda a caracterização e mais alguma para conseguirmos ter os pormenores relativos às Zonas de Emissões Reduzidas”, frisou Francisco Ferreira.

Medidas de "fiscalidade verde" já em curso

Desde 15 de janeiro que os carros com matrículas anteriores a 2000 estão impedidos de circular na zona 1 de Lisboa, que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).

Já os carros com matrículas anteriores a 1996 estão proibidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

Estas restrições de circulação - entre as 07:00 e as 21:00 nos dias úteis - enquadram-se na terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER), após a segunda ter sido implementada pela Câmara em 2012 e a primeira em 2011, visando reduzir as emissões poluentes no centro da cidade.

Francisco Ferreira disse à Lusa que os resultados obtidos durante a ação serão comparados com os de anteriores recenseamentos, para depois se “calcular as emissões” poluentes.

As equipas que farão a contabilização serão compostas por quatro alunos do 3.º ao 5.º anos do mestrado integrado de Engenharia do Ambiente da FCT e auxiliadas por três elementos da equipa da faculdade que tem acompanhado as ZER (Francisco Ferreira, Hugo Tente e Paulo Pereira).

A cada grupo caberá monitorizar uma via em quatro períodos diferentes do dia (entre as 08:00 e as 20:00), durante a semana e no sentido dominante do tráfego.

Na apresentação da terceira fase das ZER, feita em setembro do ano passado, Francisco Ferreira assinalou que, entre 2011 e 2012, as emissões poluentes diminuíram 20%, enquanto o número de dióxido de azoto emitido por ano baixou 8%.

Para a terceira fase, espera-se que as emissões de partículas decresçam 30% e que o dióxido de azoto baixe 22%, em comparação com a segunda fase, isto na zona 1. Na zona 2, as expetativas são de 74% e 19%, respetivamente.

Esta seria uma “melhoria ainda mais expressiva” do que aquela já verificada, defendeu o especialista na ocasião.