Estudantes de medicina de todo o mundo reúnem-se no Porto

Entre os dias 17 e 20 de Setembro, mais de 450 estudantes de medicina de 16 países diferentes (Holanda, Reino Unido, Finlândia, Irão, Egipto, Ucrânia, entre outros) reúnem-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) no YES-Young European Scientists-Meeting.
créditos: Lusa

O YES Meeting, um encontro científico que promove a formação de estudantes da área médica, vai contar com a presença de diversos speakers internacionais, com destaque para o vencedor do Nobel da química de 2009, Venkatraman Ramakrishnan, do prémio Spinoza em 2002, Frits Rosendaal, e do Director do Programa Mundial de Controlo da Tuberculose da Organização Mundial de Saúde, Mario Raviglione.

De acordo com Ana Vaz, da Comissão Organizadora do YES Meeting, “este encontro é a ocasião ideal para todos os participantes complementarem a sua formação médica e de alargarem a sua rede de contactos”.

“O YES Meeting inclui ainda uma grande variedade de workshops, palestras e exposições de trabalhos de investigação académica nas áreas de neurociências, biologia molecular, oncologia, fisiologia e imunologia, medicina interna e cirurgia”.

Num dos workshops, os estudantes terão ainda a oportunidade de aprender através de simuladores a técnica de Estimulação Cerebral Profunda, um procedimento que ajuda no tratamento dos sintomas associados às doenças do movimento, como é o caso da doença de Parkinson, a segunda doença neurodegenerativa mais comum na Europa e que atinge cerca de 20 mil portugueses.

Outra das novidades deste ano é a realização de uma acção de responsabilidade social, em parceria com a marca de gelados Ben&Jerry's, em que os estudantes vão poder participar e que reverterá a favor da Raríssimas, Fundação Ronald McDonald e Associação de Solidariedade Social Idosos de Canidelo.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários