Estudante do Sri Lanka cria arroz com metade das calorias

A descoberta abre novas perspetivas para os adeptos deste alimento. O processo, apesar de simples, é moroso. O segredo, agora divulgado, está na junção de um… ingrediente especial!

Um jovem asiático conseguiu criar arroz com metade das calorias. Para alcançar esse objetivo, Sudhair James, estudante da Faculdade de Ciências Químicas no Sri Lanka, recorreu, imagine, à adição de uma gordura durante o processo de cozedura do arroz, capaz de alterar a estrutura dos amidos nele presentes, bloqueando a absorção de 50 por cento das calorias fornecidas por este alimento. Apesar de o resultado impressionar, o processo não é propriamente simples, como explicou publicamente o autor do feito.

O segredo está na junção de uma colher de sopa de óleo de coco na água a ferver, antes de colocar o arroz que deverá cozinhar, em lume brando, durante 40 minutos. Depois de arrefecer, vai ao frigorífico durante cerca de 12 horas e é novamente aquecido antes de servir. A descoberta foi recentemente apresentada na Reunião Nacional da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos da América.

artigo do parceiro:

Comentários