Sob o mote “Reflexões para o Futuro”, o Simpósio Nacional SPO conta este ano com um programa científico com foco no desenvolvimento futuro da Oncologia. A medicina de precisão, as novas técnicas de imagem, a inovação em cirurgia, a radioterapia de protões e os desafios no tratamento sistémico serão alguns dos temas abordados.

O primeiro dia do Simpósio será dedicado aos mais jovens com a realização do Primeiro Encontro de Internos e Jovens Especialistas.

"Haverá lugar para a reflexão sobre aspetos da formação dos mais jovens e o seu envolvimento crescente nas atividades de investigação. É importante apoiar esta nova geração de oncologistas e devemos orgulhar-nos dela, pois será certamente a mais bem preparada de sempre", afirma Gabriela Sousa, presidente da SPO.

No segundo dia do evento, destaque para o debate com o tema "Cobertura e organização dos cuidados oncológicos em Portugal", no qual a SPO espera contar com a participação não só da classe médica, mas também de decisores políticos.

"Consideramos fundamental envolver outros quadrantes da sociedade na discussão, nomeadamente os nossos representantes políticos. Nesta sessão, queremos também apresentar os ‘Compromissos da Oncologia’, um documento com medidas concretas, cuja implementação é urgente para que se possa perspetivar um futuro mais positivo e com mais esperança para a Oncologia em Portugal", sustenta a presidente da SPO.

O Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, que se assinala a 17 de novembro, primeiro dia do Simpósio, será também assinalado com uma iniciativa conjunta da SPO, do Grupo de Estudos do Cancro Digestivo e da Europacolon - Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

Veja ainda17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Leia também10 coisas do dia a dia que provocam cancro

Saiba mais: 8 formas simples de reduzir o risco de cancro