Enfermeiros ensinam população a socorrer crianças no Hospital de Faro

Curso de suporte básico de vida pediátrico terá lugar no sábado

A secção sul da Ordem dos Enfermeiros promove no sábado mais um curso de suporte básico de vida pediátrico, no Hospital de Faro, para ensinar pais, professores e educadores quais os procedimentos de sobrevivência em caso de afogamento.

Segundo informação da ordem, as inscrições para a segunda edição do curso, que decorre entre as 09:00 e as 18:00, ainda estão abertas.

O afogamento continua a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos quatro anos de idade, afetando mais as crianças do sexo masculino. Os acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares da população residente.

A necessidade de ensinar aos pais e familiares os procedimentos de socorro a crianças vítimas de afogamento surgiu em 2010 por um grupo de enfermeiros da pediatria do Hospital de Faro, depois dos 13 acidentes registados no Algarve em 2009, quatro dos quais mortais, em piscinas particulares.

Em 2010, cerca de 200 pessoas receberam formação em suporte básico de vida pediátrico ministrada por enfermeiros do Hospital de Faro, para acorrerem a casos de pré ou afogamento de crianças.

A primeira edição do curso, realizada em julho e agosto de do ano passado, "teve uma adesão de 91 por cento", principalmente de pais com filhos até aos oito anos de idade oriundos de vários pontos do país.

15 de junho de 2011

Fonte: Lusa/SAPO

Comentários