E deixam um conselho muito útil para a tua saúde: não fume e informe-se sobre os perigos do tabaco. Previna o cancro do pulmão. Veja o vídeo:

O relatório Prevenção e Controlo do Tabagismo em Números, publicado este ano, não deixa margem para dúvidas: o tabaco matou 12.350 pessoas em 2013 devido a doenças como cancro, doenças respiratórias crónicas e infeções respiratórias e doenças cardiovasculares o que se traduz em 11% de todos os óbitos ocorridos no país nesse ano. O cancro da traqueia, pulmões e brônquios registaram o maior número entre os 5.460 óbitos devido a cancro.

Em 2014 contabilizaram-se em Portugal 1,78 milhões de fumadores com 15 ou mais anos, sendo que destes 1,5 milhões são fumadores diários.

Diversos estudos comprovam que o tabaco está relacionado com 85% dos casos de cancro do pulmão e este tipo de cancro vitima todos os anos mais de 3.500 portugueses. Na lista das doenças oncológicas, é o primeiro em mortalidade.

Portugal está longe de alcançar o objetivo traçado pela Organização Mundial de Saúde de redução do consumo de tabaco em 30% até 2025, ficando com uma taxa de 14% de fumadores. A maioria dos fumadores (55%) iniciam o consumo de tabaco entre os 15 e os 18 anos e por ano gasta-se mais de meio milhão de euros com as doenças relacionadas com o tabagismo.

"Não está na moda", é uma "bosta" e "provoca doenças"

"Nunca fumei. Na minha adolescência nunca achei que para fazer parte de um grupo, para ser aceite ou para conquistar um lugar fosse preciso fumar. Para mim, o tabaco nunca esteve, não está nem nunca estará na moda. Na moda está aquilo que me faz bem: viver. E eu adoro viver", realça Andreia Rodrigues.

Com um humor bastante característico e muita piada, António Raminhos dá o seu testemunho dizendo que "nunca fumei tirando na minha adolescência em que resolvi meter um cigarro à boca e percebi que aquilo era uma bosta".

Tiago Pires é também um bom exemplo e comprova que fumar não é boa onda. "Boa onda é aproveitar o ar livre, fazer desporto, apanhar ondas, saborear os pequenos prazeres da vida como respirar o ar da maresia ou mexer na areia, viajar e descobrir ondas novas com os amigos", afirma o surfista profissional que transmite aos jovens um conselho: "evitem e não peguem no cigarro. Fumar provoca várias doenças e a vida é muito mais que isso".

Eles têm estilo, piada e boa onda. São adeptos do desporto e praticam um estilo de vida saudável, no qual o tabaco não ocupa lugar. Neste Dia Mundial do Não Fumador todos são unânimes na mensagem: E Tu? Tens sempre uma boa razão para não fumar: a tua saúde.