Nos dias 27 e 28 de Outubro, realiza-se a primeira edição de “Educar na Diabetes”, um encontro destinado a profissionais de saúde que visa a partilha de experiências e ideias sobre da prevenção da Diabetes – e complicações associadas – por via da educação terapêutica. 

O encontro, promovido pela Lilly Diabetes, realiza-se no Palace Hotel Monte Real nos dias 27 e 28 de Outubro e destina-se a criar um espaço de partilha de ideias relativamente à importância da educação terapêutica na prevenção e tratamento da Diabetes. 

Primeira do seu género, a iniciativa consistirá na realização de palestras e workshops orientados por profissionais de saúde e do desporto. Serão destacados temas como “Diabetes em Portugal” e “Alimentação e Crise”, bem como workshops que visam enfatizar a importância do exercício e alimentação saudável na prevenção e tratamento da doença. 

O objetivo deste congresso é proporcionar um espaço no qual seja possível debater ideias, experiências e projetos educativos que tenham como finalidade contribuir para o controlo da Diabetes pelo próprio doente, e a educação da população em geral, de modo a contrariar o aumento tendencial da incidência desta doença. 

A incidência da Diabetes em Portugal cresce a um ritmo alarmante, mas esta tendência pode ser revertida. O desenvolvimento de Diabetes tipo 2 está muitas vezes associado a um estilo de vida sedentário e a uma alimentação desequilibrada. O aparecimento de complicações no decurso desta condição está, igualmente, associado a estes fatores de risco. Assim sendo, é de uma importância extrema a educação do doente (bem como a do público em geral) no sentido da adoção de um estilo de vida equilibrado e saudável.

“A educação é a base para viver de forma saudável com qualquer doença crónica”, afirma Luís Laranjeira, diretor médico da Lilly Portugal. “O lançamento do 1º “Educar na Diabetes” é um passo importante para sensibilizar os profissionais de saúde para a necessidade de informar e motivar as pessoas com diabetes. Desta forma, elas poderão gerir o melhor possível a sua condição no seu dia-a-dia”.

24 de outubro de 2012

@SAPO