Economista Álvaro Almeida assume liderança da Administração de Saúde do Norte

O especialista em Economia e Finanças e ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Álvaro Almeida, assume no início de fevereiro a presidência da Administração Regional de Saúde do Norte, substituindo Castanheira Nunes, no cargo desde 2011.
créditos: CARLOS BARROSO/LUSA

“Designo, em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, renovável por igual período, o licenciado Álvaro Santos Almeida, para exercer o cargo de presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte”, lê-se no despacho do Ministro da Saúde publicado quinta-feira em Diário da República.

Álvaro Almeida é professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde é presidente do Agrupamento Científico de Economia e diretor do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, e leciona unidades curriculares da área da economia e políticas de saúde.

É também professor e coordenador de cursos na área da gestão e instituições de saúde da Porto Business School (PBS) e investigador associado do CEF.UP – Center for Economics and Finance at UP.

É ainda consultor na área da economia, gestão e políticas de saúde, tendo coordenado vários estudos para instituições públicas e privadas (como o estudo “As Medidas na Saúde: da racionalização à excelência”, realizado pela PBS para o Health Cluster Portugal).

Tem participado em grupos de trabalho governamentais (atualmente é coordenador da Comissão de Acompanhamento da Reforma Hospitalar e membro da Comissão Nacional para os Centros de Referência, e foi presidente do Grupo de Trabalho Turismo de Saúde) e é avaliador economista externo do INFARMED.

Álvaro Almeida é doutorado em Economia pela LSE - London School of Economics and Political Science (Reino Unido), licenciado em Economia pela FEP e Mestre em Economia pela FEP.

Entre outros cargos, foi presidente do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde (2005-2010), presidente do Conselho de Administração da Espaço Atlântico – Formação Financeira (2001-2003), economista do Fundo Monetário Internacional (1997-2000) e investigador no Financial Markets Group da London School of Economics (1994-1997).

Comentários