Aos 31 anos, o atleta refere Bruce Lee e Jet Li - atores de filmes de ação que dividiram o seu tempo entre o cinema de Hong-kong e de Hollywood - como as principais inspirações que o levaram a motivar "qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade" para hábitos de exercício regulares.

Intitulada "As Dicas do Salgueiro", a publicação reflete o estilo humorístico com que promove e aproveita a moda do exercício de rótulos anglo-saxónicos (desde o "fitness" até ao "cross-fit" e o mais recente "running"), garantindo que "o exercício físico acaba sempre por ser a causa em que a saúde mental é o efeito".

"As pessoas têm cada vez mais um 'awareness' (consciência) de que se devem pôr em forma", disse o duplo televisivo à agência Lusa, ressalvando que, mesmo que seja "pelos motivos mais fúteis", a recente moda "só pode ser positiva".

Para Bruno Salgueiro, "não há nada pior que potencial desperdiçado", sugerindo "àquelas pessoas deprimidas" que o treino físico regular não consiste numa opção, sacrifício ou tarefa com um fim específico e fechado no tempo, mas antes um estilo de vida em que "uma pessoa tem de se divertir durante o processo".

"Acho que o problema é que as pessoas pensam em demasiadas coisas de uma só vez", considerou, supondo que parte da inércia em abordar um estilo de vida saudável passará pelo cariz potencialmente intimidante da própria mudança de hábitos.

É, para o praticante de Kung-fu desde os nove anos de idade, "a panóplia toda de coisas que têm de fazer de uma forma tão bruta, tão abrupta, que faz com que acabem por não perceber que basta um passo de cada vez."

"Hoje vai dar uma caminhada. A tarefa de hoje está feita? Amanhã vais fazer não sei quantos agachamentos, não sei quantas flexões. Um passo de cada vez", esclarece Bruno Salgueiro, no mesmo estilo do livro que assina e em que divide por dias e objetivos um processo universal de saúde física e emocional.

O autor do livro de exercícios tem construído fama sobretudo através da publicação de vídeos motivacionais, que já lhe garantiram mais de 76 mil seguidores na internet, um dos públicos-alvo da publicação da editora Leya.