Investigadores mostram pela primeira vez que dormir restaura as conexões cerebrais do cérebro essenciais para a função cerebral durante o período em que o organismo está acordado, sobretudo para aprender e guardar memórias.

A perda de uma noite de sono é já suficiente para bloquear este mecanismo natural de restauro cerebral, descobriram cientistas da Universidade de Friburgo.

De acordo com o estudo recentemente publicado, o cérebro, quando privado do sono, fica sobrecarregado de conexões neuronais, não conseguindo processar a atividade elétrica, nem guardar memórias ou perceções de forma funcional e integrada.

Leia também: 10 razões saudáveis para dormir (todo) nu

Veja ainda15 razões científicas para dormir uma boa sesta

Saiba tanbém: 10 coisas que as pessoas saudáveis fazem antes de dormir

Christoph Nissen, psiquiatra responsável pela condução da investigação, acredita que a descoberta tem potencial para ajudar pessoas com doenças mentais.

Publicado no jornal Nature Communications, o estudo de Nissen comportou uma série de testes em 11 homens e nove mulheres entre os 19 e 25 anos. O conjunto de voluntários foi dividido em dois grupos: um dormiu o outro esteve em privação do sono durante uma noite.

As conclusões foram obtidas a partir de processos de estimulação cerebral em ambos os grupos.