Consultar o telemóvel diariamente pode criar uma pressão nas nossas costas equivalente ao peso de 27 quilos, dependendo se apenas consultamos o telemóvel por alguns minutos ou se lemos textos e passamos horas em aplicações que nos absorvem. Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista científica Surgery Technology International, que estudou os efeitos dos smartphones na postura dos seres humanos.

Ao inclinarmos a cabeça, que por si já não é leve, exercemos uma pressão sobre a coluna vertebral, que não se destina a ser puxada com tanta frequência. O médico cirugião Kenneth Hansraj, responsável pelo estudo e citado pela imprensa internacional, revela que «à medida que a cabeça é inclinada para a frente, a força gravitacional gerada na coluna sobe para 12 quilos (se estiver a 15 graus), 18 quilos (a 30 graus), 22 quilos (a 45 graus) e 27 quilos (a 60 graus)».

O estudo, publicado na revista especializada Surgical Technology International, alerta para a posição de stresse da coluna, concluindo que esta danifica seriamente os músculos das costas e do pescoço, a ponto de ser necessária uma intervenção cirúrgica para minimizar os efeitos e a dor. Para proteger o organismo de problemas futuros, o especialista recomenda, por isso, a adoção de uma postura correta, mantendo a cabeça direita no prolongamento da coluna vertebral.

Dói-lhe as costas? Pode ser de… olhar muito para o telemóvel!

Texto: Joana Brito com Luis Batista Gonçalves (edição internet)