Doentes paliativos de Macedo de Cavaleiros vão usufruir de sessões musicais

Os doentes da Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, vão usufruir de sessões musicais regulares no âmbito de uma iniciativa que visa humanizar os cuidados a quem sofre de doença terminal.
créditos: LUSA

Os momentos musicais têm como propósito “humanizar os cuidados prestados e promover uma maior qualidade de vida aos doentes portadores de doença crónica, avançada e incurável internados naquela unidade”, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, entendidade responsável pela saúde nesta região.

O protocolo para este serviço será assinado, na quarta-feira, e resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a (ULS) do Nordeste.

As sessões musicais regulares terão início no mês de outubro a cargo de alunos e docentes dos cursos afetos ao departamento de Educação Musical da Escola Superior de Educação do IPB.

A cerimónia da assinatura do protocolo decorrerá na Unidade de Cuidados Paliativos, seguida de uma sessão musical junto dos doentes internados.

A Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros é a única do género no distrito de Bragança e tem 15 camas com capacidade para chegar às 20 destinadas a doentes em fase terminal.

Em seis dos 12 concelhos da região (Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiro), a ULS tem em curso projetos de cuidados paliativos domiciliários prestados pro equipas multidisciplinares em casa dos doentes.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários