Os momentos musicais têm como propósito “humanizar os cuidados prestados e promover uma maior qualidade de vida aos doentes portadores de doença crónica, avançada e incurável internados naquela unidade”, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, entendidade responsável pela saúde nesta região.

O protocolo para este serviço será assinado, na quarta-feira, e resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a (ULS) do Nordeste.

As sessões musicais regulares terão início no mês de outubro a cargo de alunos e docentes dos cursos afetos ao departamento de Educação Musical da Escola Superior de Educação do IPB.

A cerimónia da assinatura do protocolo decorrerá na Unidade de Cuidados Paliativos, seguida de uma sessão musical junto dos doentes internados.

A Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros é a única do género no distrito de Bragança e tem 15 camas com capacidade para chegar às 20 destinadas a doentes em fase terminal.

Em seis dos 12 concelhos da região (Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiro), a ULS tem em curso projetos de cuidados paliativos domiciliários prestados pro equipas multidisciplinares em casa dos doentes.