No âmbito do programa “Living longer and better”, a decorrer em Portugal desde maio de 2009, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre outras actividades, tem prestado apoio Psico-Oncológico gratuito a doentes com cancro e familiares em cinco localidades (Porto, Coimbra, Vila Real, Barcelos e Lisboa) e com um total de mais de cinco mil consultas realizadas nos últimos dois anos.

Seguindo indicações da Organização Mundial de Saúde, a comunidade científica reconhece que a intervenção psicológica deve ser parte do tratamento de um doente com cancro, permitindo a melhoria do seu bem-estar psicológico, assim como do seu sistema imunitário.

Neste sentido, e tentando dar uma resposta assertiva às carências detetadas em Portugal ao nível do tratamento integrado e multidisciplinar do cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em parceria com a American Amgen Foundation, desenvolveu um serviço para a comunidade, com o objetivo de fornecer um acompanhamento psico-emocional para doentes com oncológicos e respetivas famílias.

Graças ao financiamento da Fundação AMGEN, a LPCC implementou um serviço de Psico-Oncologia sólido, amplo e consistente, assente em 5 unidades fixas (Porto, Coimbra, Vila Real, Barcelos e Lisboa); 16 unidades móveis; 42 técnicos especializados de saúde mental; e 5 psicólogos estagiários.

As unidades de Psico-Oncologia da LPCC fornecem um acompanhamento psicológico individual completamente gratuito, para casais e/ou para a família dos doentes com cancro.

Os objetivos destas unidades passam pela promoção do bem-estar emocional, mental e da qualidade de vida em doentes com cancro em todas as fases da doença, incentivando a aquisição de competências para lidar com as exigências associadas ao diagnóstico, tratamento e sobrevivência e dar apoio às famílias em todas as fases da doença, ajudando-os a expressar os seus medos, expetativas e emoções, preparando-os para lidar com as mudanças comportamentais do paciente.

O início oficial do projeto “Living Longer and Better” foi em maio de 2009. A primeira unidade de Psico-Oncologia da LPCC foi inaugurada no Porto e conta com 12 técnicos especializados em saúde mental. Paralelamente, foram inauguradas quatro unidades fixas em Coimbra (1 de julho de 2009), Vila Real (2 de março de 2010), Barcelos (16 de abril de 2010) e Lisboa (28 de março de 2011).

15 de março de 2012

@Ideias concertadas